domingo, agosto 08, 2004

Tímido demais para falar Inglês?

Tímido demais para falar Inglês?

O gato comeu sua língua? Você tem a língua amarrada? Se sim, você provavelmente só é tímido. Essas expressões referem-se a o que acontece quando você quer falar mas não consegue colocar as palavras na sua língua. Algum dia você vai falar com confiança? É claro! Aqui estão algumas técnicas que farão você superar sua timidez mais facilmente.

Pratique em voz alta.
Você já escutou isso antes. A única maneira de melhorar é praticar. Use o Inglês freqüentemente e em voz alta. Alguns estudantes praticam silenciosamente - tendo conversas em suas cabeças. Mas você tem que acostumar sua boca a usar as palavras - e seu ouvido a escutá-las. Você pode fazer isso a qualquer hora - em particular ou com amigos.

Plan ahead and warm up.
Se você sabe que terá que conversar ou fazer um discurso em Inglês, pense no que você precisa dizer. Pratique algumas frases. Acostume-se com os sons. Então, você estará preparado quando precisar se comunicar com outra pessoa.

Build confidence by going back to basics.
O maior medo de quem é tímido é que quando falarem vão soar bobos ou não serão compreendidos. Por isso, professores de Inglês aconselham usar estruturas de frases simples. Use frases que são muito básicas ou familiares a você. Quando vir que as pessoas podem te entender, você estará pronto para avançar para idéias mais complexas. Talvez você esteja no nível avançado no papel, mas todo esse conhecimento não vai te ajudar se você não puder falar!

Umm and aah.
Faça o que falantes de países de língua Inglesa fazem. Se você não tem certeza do que dizer ou esquece uma palavra, então pare e insira uma pausa verbal como "um", "er", ou "ah". Isso lhe dá um momento para pensar e indica ao ouvinte que você vai falar. Às vezes, tudo que você precisa é de alguns "umms" pra tirar algum som da sua boca. Mas tome cuidado para não confiar demais nisso, ou pode se tornar um hábito nervoso que você não consegue se livrar!

Nenhum comentário: