sábado, agosto 14, 2004

Como aproveitar as Olimpíadas em Inglês

Como aproveitar as Olimpíadas em Inglês

As Olimpíadas estão chegando, e se você quiser saber tudo que está rolando desde o salto com vara até o ping pong, vai precisar dar uma polida no seu Inglês.

Mesmo as Olimpíadas sendo um evento mundial com atletas falando em quase todas as línguas do mundo, vale a pena aprender algum Inglês relacionado aos jogos. Você não apenas poderá conversar sobre os jogos com pessoas ao redor do mundo, como muitas frases das Olimpíadas se tornaram metáforas e figuras de linguagem conhecidas em Inglês.


Go for gold!
Todos sabem que os três melhores atletas ou times em cada evento ganham a medalha de ouro, prata e bronze. Mas você sabia que a frase "go for the gold" tornou-se uma frase padrão significando tente o seu melhor?

Pass the torch
O revezamento da tocha é outro símbolo emblemático do espírito Olímpico, e também se tornou uma metáfora em Inglês muito usada. Assim como os corredores Olímpicos passam a tocha um para o outro sem nunca deixá-la cair, "pass the torch" é frequentemente usada quando se transfere responsabilidades a alguém novo. Se alguém o substitui como secretário de clube ou gerente da filial, por exemplo, as pessoas frequentemente irão dizer "You've passed the torch to your replacement".

Who's the favorite?
Quando você estiver assistindo aos jogos de fato ou conversando sobre o que aconteceu, há algumas frases específicas de esportes para se ter em mente. O atleta que todos esperam vencer em um evento é o "favorite", mas se ele ou ela é derrotado por alguém inesperado, isso é chamado de "upset". (Note que nesse caso, a sílaba forte é a primeira, e.x UP-set).

Fighting words
Muitas pessoas acham que o esporte se parece com a guerra, e o Inglês usa muitos vocabulários de ´luta´ para falar sobre esportes! Se ambos os jogadores ou times em uma partida estão jogando bem, você pode dizer que a competição está "closely fought" - Você também pode dizer que eles battled it out for victory. Se alguém perde feio, você pode dizer que eles "were overwhelmed" pelo seus oponentes, mas se os perdedores se recuam a desistir, você pode dizer que eles "went down fighting".

Track and field events
Alguns das modalidades mais populares nas próximas Olimpíadas são as modalidades de "track and field" - a frase é a combinação de dois termos cobrindo muitas modalidades. "Field" se refere a eventos como shot-put (onde atletas arremesam uma carga pesada), discus, javelin, e eventos de salto que eram originalmente sediados em um gramado. "Track" se refere aos eventos de corrida. As corridas curtas como as de 100 metros costumam ser chamadas de "sprints".



Por Charles de Simone

Um comentário:

marcia disse...

queria saber as modalidades em english e urgente pro trabalho pf gente manda o maximo poxivel obg :D ficarei felis se me mandarem